terça-feira, 5 de julho de 2011

PROJETO: A AMAZÔNIA É NOSSA






A ideia nasceu quando li o título do 4º capítulo do livro História de Rondônia Dante Ribeiro & Marco Antônio. Dizia o título: As Pressões internacionais sobre a Amazônia Brasileira". Capítulo este que me fez lembrar de uma reportagem, há anos, divulgada na Revista Superinteressante que tive o privilégio de ler. Trazia a questão do desafio de o Governo fiscalizar a atuação de ongs internacionais na extensa área Amazônica, também trazia a tona a questão da biopirataria e da riqueza que repousa num dos lugares mais lindos do mundo. Fui a procura de vídeos na internet e achei um vasto material.
Cuidadosamente selecionados, exibi os vídeos que polemizavam sobre a internacionalização da Amazônia e os interesses internacionais sobre a riqueza material e biológica da região. Expliquei para a turma o que é a soberania nacional e como ela faz parte do Direito Internacional. Pronto... estava lançado o debate...

Veja as fotos.




terça-feira, 7 de junho de 2011

Conceituando Hipertexto

No contexto da informática esta palavra significa o “texto inserido ou que remete a vários textos”. Isso se dá através de “links” - palavra cujo significado é “elo”. Ou seja, um HIPERTEXTO é um texto que possui vários links (elos) que remetem a outros textos, permitindo uma maior compreensão do que se fala no texto principal. E este recurso está presente não só em texto digitados disponíveis na web. Podemos verificar links até mesmo em notas de rodapé ou citações. Um exemplo prático disso é um estudo bíblico, onde há citações e/ou referências sobre determinado assunto.

Experiência de navegação em hipertexto

Com certeza houve caminhos distintos de navegação. Afinal, trata-se de um portal, onde existem vários links primários, secundários, terciários e assim por diante. O portal é amplo e diversificado, permite a interação, a colaboração e reflexão no trabalho desenvolvido. Dez minutos foi um tempo muito reduzido para conhecer bem o portal. Certamente para isso levaríamos horas, mas valeu o conhecimento. Particularmente, eu nunca o havia acessado, então, para mim foi uma nova descoberta e certamente vai mudar meu modo de pesquisar atividades pedagógicas.

WEBQUEST

O principal benefício pedagógico de um Projeto de Aprendizagem é, na minha opinião, o favorecimento de uma aprendizagem em que o aluno assume a postura de autor ao invés de leitor/receptor. Contudo, os benefícios não se limitam a isso. O trabalho por meio de projeto também potencializa a interdisciplinaridade, estabelecendo elos entre as diferentes áreas do conhecimento. Também favorece a integração das diferente tecnologias e mídias, mas, para isso é fundamental o papel do professor. Além de conhecer as novas tecnologias, este terá que conhecer as potencialidades e as limitações de cada uma. Assim, busca-se com elas a mudança tanto na postura do professor quanto do aluno. Espera-se que este assuma o papel de autor enquanto daquele exige-se o conhecimento das potencialidades no uso das TICs. Nesse contexto, os trabalho com as WEBQUESTS representa a transição entre as práticas tradicionais para propostas onde o aluno possui um papel ativo, uma vez que elas possuem estruturas fixas e, portanto, permite uma autoria limitada.

Quem sou eu como professor e aprendiz

Ser professor nos dias atuais é também, estar antenado e "afiado" com as novas tecnologias. Porque nunca na história da humanidade as informações correram com tanta velocidade (parafraseando Lula) e nunca estiveram tão disponíveis. E isso é algo mais que apenas dominar as tecnologias. É necessário descobrir a(s) utilidade(s) das ferramentas modernas no contexto da escola. O professor será o responsável do uso dessa tecnologia na escola, fazendo a ponte entre as ferramentas e a gama de informações disponíveis na internet e o aluno. Como sabemos, no mundo atual, há os mais variados tipos de informações disponíveis num só "clique". Porém não basta apenas acessá-la, é preciso saber "onde" buscar informações de qualidade e "como" usá-las. Ter informação e não saber pra quê... no máximo só tornará uma pessoa mais culta. O que é necessário ao professor moderno é, então, o gerenciamento das informações disponíveis. Assim que, nesse contexto me sinto este profissional responsável em fazer a ponte entre "teconologia" e "aluno" no contexto escolar e da vida.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Divertida essa entrevista

http://www.youtube.com/watch?v=lGiGwQ72ZsA

Unidade 2 - Internet-hipertexto-hipermídia

Apresentação



Olá, sou Luiz Mendes de Souza, nascido em G. Mirim (cidade que amo), 38 anos, professor de história da EEEFM Rocha Leal. Considero-me um eterno aprendiz, pois ainda carrego comigo aquela curiosidade de criança. Gosto de trabalhar com jovens porque são questionadores e isso nos impele a aprender mais.


domingo, 8 de maio de 2011

Por que não à POLÍCIA CIVIL.

Em poucas palavras vou dizer porque não resolvi ficar na Polícia Cilvil. Pois sempre que encontro algum conhecido é esta pergunta que primeiro me fazem e, eu, já estou de saco cheio de explicar... Assim, de uma vez por todas, aos meus amigos e curiosos exponho abaixo os motivos que tive para retornar à educação:

1. Nem só de dinheiro vive um ser humano. O dinheiro é ótimo e deixa muitas pessoas com um sorriso na face, mas o dinheiro que compa uma casa, não pode compar um lar; o dinheiro que compra segurança, não compra a paz; que compra a prostituta, não compra o amor;
2. Todos tem o direito de procurar o seu bem estar - foi o que fiz. Fiz o concurso da PC de Rondônia porque meu salário como professor é insuficiente para dar uma vida melhor aos meus entes queridos; Cometi um erro, pois não avaliei a mim mesmo;
3. A profissão de professor, ainda que não valorizada pelo governo, é a minha primeira vocação. Descobri isso na faculdade e, ainda que no futuro ocupe outra função na sociedade, nunca deixarei de ser um professor. Longe ou perto da escola, nunca deixarei de orientar, aconselhar, incentivar, advertir, admoestar, ensinar... essa é a missão que Deus me deu! (estou plenamente convicto disso);
4. Todos sabem o quanto é perigoso ser policial. Sabem que devem ter estar preparados para as mais diversas situações. Não achei meu treinamento na Acadepol o suficiente para ser um policial moderno. Aquele que contemple ao mesmo tempo a segurança dos cidadãos e o respeito aos diteiros humanos;
5. Esta foi a minha 2ª tentativa de ser policial, pois já tinha estado na ACADEPOL em 2005. Como achei que a tinha abandonado muito prematuramente, resolvi tirar a dúvida, sendo aprovado novamente no concurso de 2010. Desta vez cumpri tudo o que tinha de cumprir... desisti na última faze (faltando poucos dias para o término do estágio). Agora não me restam mais dúvidas, não nasci pra isso!;
6. Adoeci durante o estágio no 3º DP, mas a doença foi apenas devido ao extressante plantão que havia tirado na Central de Polícia da Capital. Perder sono, pra mim, é a pior coisa. Então não poderia dar certo mesmo. Tirei um atestado médico e me ausentei por uma semana, porém não tive mais coragem de voltar novamente. Já havia me convencido!

Aos meus amigos e colegas digo. Esse assunto já é encerrado, por favor, não me perguntem mais nada!

quinta-feira, 31 de março de 2011

A importância da pontualidade

Meus queridos alunos, dedico essas poucas linhas àquela mais importante virtude de um profissional: a pontualidade. Pois considero-a primordial a quem ambiciona galgar os degrais do reconhecimento. Sim... para alcancá-la é necessária disciplina. Nos dias de intensa competiçao, não basta apenas realizar trabalhos com destreza, faz-se necessária a disciplina, prova do autocontrole, da determinação, da responsabilidade e do engajamento. Aprenda a ser disciplinado com seus horários. Sobretudo quando estiver no ambiente de trabalho. Pois terá boa reputação se isso o diferenciará dos outros.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fernando Pessoa

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!"
FERNANDO PESSOA.